domingo, maio 08, 2005

Congo Belga
(1ª Parte)

Esta é a última colecção de postais sobre África. Desta vez é o Congo Belga (que já se chamou Zaire e agora se chama novamente Congo). Trata-se de um conjunto de 20 postais, provavelmente adquiridos pelo meu avô em Luanda, em 1915 pouco antes do regresso a Portugal. Nestes postais podemos ler as palavras "minas de cobre" escritas sobre algumas imagens. O Congo Belga tinha fama de ser uma colónia mais desenvolvida que as colónias portuguesas.





























4 comentários:

C.S.A. disse...

Uma vez mais, Marco, obrigado pela partilha.

C.S.A. disse...

E mantenha as imagens. Poderemos ir passando por aqui.

Anónimo disse...

obrigado por partilhar estas imagens. ilustram o Congo do rei Leopoldo II. Uma memória esquecida pelos europeus,que vale a pena ter presente nos dias de tumulto que vivemos.
Pati

Vina disse...

Obrigada por dar-nos o privilégio de ver estes postais e assim direi também que sou do tempo em que o Rei Balduino foi dar a independencia ao Congo Belga. Nessa época estava em Cabinda propriamente dito Maiombe na zona de Pangamongo , como havia o rio que dividia os dois paises eu estava dum lado do rio e via o Congo Belga do outro, o rio era estreito quase que dava para o atravessar.