segunda-feira, março 28, 2005

Mossâmedes (1914) - 1ª parte

Foi em Mossâmedes (a actual Namibe) que em 1914 e 1915 desembarcou grande parte do efectivo militar português, cujo objectivo era enfrentar a ameaça alemã vinda do Sudeste Africano e as populações sublevadas naqueles territórios. Como recordações da sua passagem pelo sul de Angola, o meu avô contava muitas histórias (na próxima semana espero publicar aqui algumas) e trouxe vários postais. Num envelope com a inscrição "Mossamedes 1914", encontrei duas colecções de postais sobre esta cidade. Hoje fica aqui a primeira dessas colecções.





































4 comentários:

Anónimo disse...

Muito interessante. mossâmedes em Goiás..Mossâmedes do lado de lá do oceano Atlântico. Coincidências!

Anónimo disse...

Moçâmedes, hoje Namibe, a terra onde nasci, nasceram os meus pais e os meu filhos, a terra que amei,ajudei a erguer com o esforço do meu trabalho e que um dia fui forçada a abandonar, pressionada por uma situação que redundou numa autêntica «limpesa étnica».
Obrigado por estas belas recordações, que me fazem recuar ao tempo dos meus bisavós, pioneiros naquelas «terras do fim do mundo», onde trabalharam, lutaram e ficaram para sempre.

princesa-do-namibe disse...

Nasci em Moçâmedes, possuo vários blogs dedicados àquela terra do antes 1975, e tomei a liberdade de retirar daqui algumas fotos.Bem haja pelas memórias ricas que nos oferece!

Anónimo disse...

Imagens e história.Obg. por nos ter disponibizado o espólio da sua família. São recordações que tocam profundamente muitas outras famílias de moçamedenses.
Cláudio Frota